003 – MKT #1 Marketing para o século XXI

Começando Bem!

Nesse Podcast você pode iniciar o estudo de Marketing na perspectiva de Philip Kotler. Introduzimos o objetivo desse estudo e a aplicação dele; para que serve o Marketing?

Tema muito bacana para você começar a acompanhar.

Você pode, se preferir, acompanhar o Podcast por esta breve estrutura de pauta, com a indicação onde começa cada bloco:

1. Introdução – 00:00;

2. Biografia (breve) – 3:17;

3. Desenvolvimento: O que é o Marketing? – 06:50;

4. A respeito da Troca? Onde a troca se aplica? – 13:14;

5. Quais segmentos se aplica o Marketing? 16:24;

6. Resumo do Podcast – 21:05 ;

7 – Finalização com chamada pro estudo de caso – 23:19.

Espero que você aprecie o conteúdo e também mande sua sugestão/comentário sobre o Tema.

Forte abraço.

Começando Bem!

Habilidades x Competências #parte 2

Agora em se tratando de competências, após ter explanado sobre habilidades no post anterior, a ideia contida neste tema é  que conforme as habilidades vão se desenvolvendo o profissional precisa criar um mecanismo de defesa para poder manter seu nível ótimo de atuação. Nessa hora que a competência vem à tona, para isso, Chiavenatto aponta três competências duráveis em “Teoria geral da Administração”, sendo elas:

Conhecimento: basicamente todo acervo de informações que o indivíduo busca, precisando neste, uma reciclagem contínua na medida em que os fluxos de informações forem se atualizando;

Perspectiva: usar o conhecimento a favor na rotina do Administrador e da Empresa, criando uma ideia de um ganho de conhecimento pela experiência;

Atitude: aqui está o comportamento individual frente às situações empresariais, podendo neste usar todo acerto das duas competências anteriores.

O bacana desse termo (competência) na vida profissional está no fato de que o indivíduo é o principal agente de mudança em seu ambiente empresarial, a reciclagem do acervo de informações é indispensável para o profissional estar preparado para enfrentar todas as situações em que se deparar.

“As competências – qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções resolver assuntos ou problemas.” Idalberto Chiavenatto

Essa frase reforça sobre o profissional estar preparado para enfrentar as situações, e ainda proporciona uma forte motivação para novamente esse tema ser pensado, refletido e desenvolvido. Você pode não concordar com muitos pontos, mas caso concorde, veja que o comprometimento com esses aspectos torna a vida do profissional muito mais ativa conforme ele for buscando experimentar se esforçar em adquirir tais competências citadas nesse post.


Veja também:

Habilidades x Competências #parte 1:

http://www.portaladminteligente.com.br/habilidades-x-competencias/

Estudo de caso “Uma promoção para gerência”:

http://www.portaladminteligente.com.br/002-uma-promocao-para-gerencia/

Habilidades x Competências #parte 1

Uma dúvida muito comum quando nos deparamos aos termos administrativos é sobre a diferença entre habilidades e competências. Afinal, o que significa esses termos dentro da Administração e como eles podem ajudar o profissional em sua carreira? Seja ela empregatícia ou empreendedora. Nesse post, será tratado primeiramente sobre as Habilidades.

Para começar a responder esse questionamento é importante lembrar que esses termos acionam uma visão pessoal de cada indivíduo, você vai entender ao final de cada post.

Começando pela habilidade, esse termo não está relacionado com um traço de personalidade do profissional, mas está muito atrelado da maneira de como ele lida com situações e pessoas. Obviamente um profissional pode ter maior facilidade em lidar com pessoas do que outro profissional, mas em todo caso, uma habilidade pode ser desenvolvida, pode ser muito bem aprendida, não sendo exclusividade apenas de uma classe iluminada.

“Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado.”

Analisando está afirmação de Robert Katz “Skills of an Effective Administrator” (habilidades de um administrador eficaz), fica evidente que uma habilidade pode ser muito bem desenvolvida, como vimos no primeiro estudo de caso “002-Uma promoção para gerência”, onde o profissional vai precisar assumir um cargo de gerência, cargo ao qual ele nunca se deparou em se tratando de termos administrativos.

Nisso o autor coloca o leitor para refletir sobre três habilidades em especial; habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.

Em todo caso, o profissional pode desenvolver essas habilidades primeiramente refletindo profundamente cada termo em que ele se deparar, refletir sobre as habilidades em que ele não possui com efetividade. E das habilidades em que possui, o profissional pode refletir quais os pontos em que ele pode aperfeiçoar para o bem-comum de sua equipe e o negócio em que ele está inserido. Lembrando que a Administração vem para servir as pessoas e empresas, o profissional precisa ter isso em mente para poder se renovar em suas habilidades e conhecimentos.

“… o pensamento reflexivo pode transformar uma realidade a ponto de motivar a experimenta-la de maneira prática”.

O que vale é raciocinar.


Link citado:

Estudo de caso “Uma promoção para gerência”:

http://www.portaladminteligente.com.br/002-uma-promocao-para-gerencia/

002 – Uma promoção para Gerência

“Para o sucesso de sua carreira/ou negócio, o Administrador precisa ter em mente que precisa prestar um serviço para aqueles que o rodeiam”

Começando Bem com essa frase do Livro de Chiavenatto, damos mais um passo aqui no Portal; um estudo de caso muito bem estruturado para você refletir, analisar, e até mesmo verificar se pode usar os conhecimentos desse estudo de caso na sua carreira ou em seus negócios.

Aperte o Play e aproveite o conteúdo.

Pauta do programa:

1. Bloco de introdução ao Caso;

2. Orientações de estudo e história da promoção para gerência;

3. Desenvolvimento: Administração;

4. Habilidades, Competências e os Dez papéis do administrador bem sucedido;

5. Resumo;

6. Encerramento.

Espero que você aprecie o conteúdo e também mande sua sugestão/comentário sobre o Tema.

Forte abraço.

Começando Bem!

001 – A respeito da Teoria Geral da Administração.

Começando bem com o nosso primeiro estudo dentro do Portal do Administrador Inteligente.

Seja muito bem vindo (a) ao nosso Portal!

Orgulhosamente você pode apertar o Play e consumir o primeiríssimo tema desse Podcast, a TGA (teoria geral da administração).

Para você se orientar, deixarei uma breve estrutura da Pauta que foi usada para gravação do Podcast, assim você terá uma noção do assunto que permeou nesse  Programa:

1. Bloco de introdução ao Portal;

2. Desenvolvimento: autor brasileiro que contribuiu com o tema;

3. O que é a teoria das Organizações?;

4. O que é a teoria geral da Administração?;

5. Resumo;

6. Encerramento.

Espero que você aprecie o conteúdo e também mande sua sugestão/comentário sobre o Tema.

Forte abraço.

Começando Bem!

Começando Bem! – Parte 2

Saudações!

Dando continuidade ao Primeiro Post piloto, gostaria de informar a metodologia do Blog e dos respectivos conteúdos. Antes de tudo, na próxima semana você poderá ter acesso ao conteúdo por meio do PODCAST , podendo consumir o conteúdo por áudio. O Blog conta com essa excelente mídia e você poderá também contar com ela.

Como informado, nossa proposta é propagar conteúdo e conhecimento da Administração. E nisso, cada tema será divido em dois podcasts/ou dois posts , sendo:

PRIMEIRO PODCAST

  • Apresentar a bibliografia e todo o conteúdo do tema;
  • A biografia do autor e sua contribuição para empresas e pessoas;
  • Na parte teórica do tema estudado vamos esmiuçar os pontos que julgamos fundamental para você e, que enriqueça no que diz respeito à absorção do conhecimento.

SEGUNDO PODCAST

  • Na última parte, o podcast será um estudo de caso, parte prática do programa.

Para que não fique dúvida deixarei um exemplo do Tema da próxima semana:

 

Espero muito que você goste e evolua no tema, qualquer dúvida deixe-nos uma mensagem.

Espero você na semana que vem para começar com essa proposta de estudo.

Até logo.

Começando bem!

Acesse nossa página do Facebook e fique por dentro das novidades: https://www.facebook.com/PortalAdmInteligente/

Começando Bem!

Começando Bem com a Administrador Inteligente, nesse post piloto apresentamos a primeira parte do que você precisa conhecer para começar a estudar nosso conteúdo.

A Administrador Inteligente é um Post semanal que vai trazer conteúdo da Administração, desde a Teoria geral da Administração, ao Marketing, Contabilidade, passando por Produção, Recursos Humanos e muito mais que envolve a Administração. São muitos assuntos que valem a pena serem estudados com muita descrição.

A Administrador Inteligente infelizmente não será um programa que vai lhe ensinar a se tornar rico, nem amigo de Bill Gates (Ps.: não somos amigos de Bill Gates). A Administrador Inteligente quer fornecer conteúdo Administrativo na sua essência para que pensamos em como estamos fazendo negócios, e se temos as orientações adequadas para isso, até mesmo em começar e estudar qualquer coisa que se relacione a este campo de estudo. Se você apenas ama estudar Administração, assim como o Administrador Inteligente, está no lugar certo, tudo foi feito especialmente para você, que assim como eu adora fazer negócios e estudar.

No próximo Post de apresentação, vamos esclarecer o método dos estudos e como eles serão estruturados.

Até logo.

Começando bem!

Acesse nossa página do Facebook e fique por dentro das novidades: https://www.facebook.com/PortalAdmInteligente/